Posto abandonado na zona sul gera revolta de população e autoridades
Na entrada da unidade médica, uma placa anuncia ao visitante os custos da reforma, que deveria ter sido iniciada no dia 1º de julho de 2013. A conclusão dos reparos está prevista para o final desse ano (31 de dezembro). Contudo, não há sinal de reconstrução do Posto de Saúde do Hernani Sá, localizado na zona sul. Há apenas evidências do seu abandono.
A Prefeitura de Ilhéus transformou o pátio do posto de saúde num depósito de entulhos. O mato está retomando seu terreno – cresce livre. No espaço interno, o patrimônio também revela degradações. As paredes estão sujas e, em muitas partes, descascadas.
O recurso para a reforma do Posto do Hernani Sá é de R$ 135.730,00. Esse dinheiro saiu do Fundo Nacional de Saúde, por meio do Programa de Recuperação de Unidades de Saúde (do Governo Federal). A Prefeitura de Ilhéus é responsável pela realização dos reparos, de acordo com o vereador
Magal quer que o Poder Executivo forneça esclarecimentos ao povo ilheense sobre o estado de abandono em que se encontra o Posto de Saúde do Hernani Sá. A comunidade quer saber quais obstáculos impedem o início da reforma, que está atrasada em quase três meses.
Na última sexta-feira (27), o vereador Fabio Magal (PSC) se deparou com a realidade do Posto de Saúde do Hernani Sá e resolveu registrar a condição em que se encontra aquele patrimônio municipal. Magal fotografou o descaso.
Indignado, também gravou um vídeo em que mostra as dependências da unidade de saúde condenadas ao “leu”. As imagens foram publicadas no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=FIXAtrynzp4&feature=youtu.be).